quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Monte Cristo, Tú és Grande!!



Nem o globalmente conhecido Íbis (PE), nem o Cruzeiro (RN) - há mais de quatro anos sem vencer - e muito menos o Fluminense carioca, que ostenta portentosamente a lanterna tricolor do Brasileirão. O epíteto de pior time do Brasil pertence atualmente, com honra e flâmulas esvoaçantes, ao Monte Cristo Esporte Clube, que não sabe o que é vencer uma partida há mais de oito anos. Na verdade, o tabu de vitórias dura exatos oito anos, quatro meses e 20 dias (15 de setembro), em partidas oficiais pela Federação Goiana de Futebol, colocando no chinelo os possíveis concorrentes citados acima, quando o assunto é fazer a alegria do time adversário. A última vez em que uma equipe montecristense deixou o gramado de cabeça erguida, após faturar três pontos, ocorreu no dia 26 de abril de 2001, em partida pela 2ª Divisão do Campeonato Goiano.

Na ocasião, o adversário responsável pela façanha foi o Umuarama, de Iporá, que mesmo jogando em casa, no Estádio Ferreirão, perdeu por 2 a 1, dando a última e distante incursão vitoriosa de uma equipe do Monte Cristo. Desde então, a equipe entrou em campo outras vinte e oito vezes, sofreu 27 derrotas e agariou um ponto no empate contra o Alexaniense, por 1 a 1, no dia 22 de outubro de 2005, pela 3ª Divisão do Goiano.

O calvário do time originário da Vila São José, na região Campinas, teve início após o time abandonar a 2ª Divisão do ano de 2001. Conforme explica Cesar Orlando, presidente do Conselho Deliberativo do clube, problemas envolvendo a diretoria do Monte Cristo levaram o time a deixar a competição ainda no meio da 1ª fase ¬– depois da 5ª rodada. O time ainda ficou dois anos, 2002 e 2003, sem disputar nenhuma das divisões do Goianão, e só retornou em 2004, na 3ª Divisão, onde jogou por três anos consecutivos - 13 partidas, 12 derrotas e 1 empate. Após passar o ano de 2007 novamente ausente dos gramados, o Monte Cristo voltou à tona no ano passado. Nas seis partidas disputadas pela 3ª Divisão de 2008, amargou seis derrotas, balançou três vezes as redes adversárias e sofreu 32 gols. A maior goleada, por 12 a 1, foi diante do Inhumas já no 2º Turno, dia 9 de novembro.

IMPLACÁVEL NO AMADOR

A atual familiaridade do clube com derrotas e goleadas acachapantes, curiosamente, diverge muito do que o Monte Cristo já representou no futebol goiano. Originário de um time amador, formado na Praça Monte Cristo, na Vila São José, era comum dos anos de 1970 a 1979 ver a equipe faturando torneios amadores da capital. A qualidade do Monte Cristo era tão superior aos adversários amadores que a idéia da profissionalização passou a ser mais que evidente, fato que aconteceu em 1980, sempre tendo à frente do time o já falecido Manoel Nunes Guerreiro. Fundador e verdadeiro patrono do Monte Cristo, seu Manoel Guerreiro, dono de um ferro velho da Vila São José, tirava recursos do próprio bolso para pagar uniformes, material, e o que o time precisasse.

Profissionalisado, o Monte Cristo se tornou o 1º Campeão Goiano invicto da 2ª Divisão, em 1980. O time ainda disputou torneios na elite do futebol estadual nos anos de 1980, 1982 e 1985. No entanto, a derrocada de um dos cinco times da capital coincide com a morte de seu fundador. Manoel Guerreiro faleceu em novembro do ano 2000, em dia de vitória do time do coração sobre o Minaçú, por 3 a 2, e ainda na casa do adversário.

O desempenho nos últimos campeonatos não surpreende o dirigente Cesar Orlando. “Todo o nosso elenco é formado por garotos, sendo o mais velho o goleiro Júnior, de 20 anos. E isso enfrentando sempre jogadores veteranos em outros times”, avalia. Ligado ao Monte Cristo desde 1985, quando o time disputou a 1ª Divisão do Goiano. Orlando ressalta que a falta de verba é gritante com os outros times, e que os jogadores recebem apenas uma pequena ajuda com que o clube consegue arrecadar. Mas o dirigente destaca que a filosofia de usar jogadores novos acaba gerando frutos para outras divisões. “O nosso lateral-esquerdo, Renato, jogou pela Anapolina no Goianão passado e outros jogadores também despertaram interesse” adianta.

NOVA CHANCE

A preparação volta-se agora para o início da 3ª Divisão do Goiano, com jogo inaugural marcado para o dia 11 de outubro, contra o Aparecida, no Estádio Zico Brandão. Cesar Orlando revela que o elenco dará um salto de qualidade devido um acordo com o Marília (SP), que disputou neste ano a Série C do Brasileirão. “Vamos compartilhar jogadores e o Monte Cristo deve receber quatro ou cinco reforços. A chance de subir aumenta muito”, disse Orlando, que já vislumbra o acesso à 2ª Divisão antes mesmo dos jogadores sentirem um gostinho de vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário